sexta-feira, 14 de agosto de 2015

LES AMOURS IMAGINAIRES (2010) de Xavier Dolan



 Numa sequência, mais ou menos situada a meio do filme, os dois protagonistas do segundo filme de Xavier Dolan observam o objeto dos seus desejos durante uma festa na sua casa. Durante estes momentos, a imagem de Nicolas (Niels Schreider), dançando sob strobe lights com a sua mãe começa a aparecer-nos em câmara lenta. Estamos a observá-lo pelo olhar de Marie (Monia Chokri) e Francis (Xavier Dolan), absorvendo languidamente a sua forma, o seu movimento, estetizando a sua beleza ao ponto de que por entre os planos das figuras dançantes, vemos imagens de David de Michelangelo e outras esculturas renascentistas, assim como de desenhos de Jean Cocteau. A beleza e a atração tornam-se impossíveis de desassociar do olhar estético dos protagonistas, enquanto estes são apresentados descontentes e críticos, numa composição simétrica, e com a imagem a uma velocidade normal. Ambos estão cuidadosamente vestidos e caracterizados, como que vestidos com os figurinos de si próprios e por si mesmos concebidos.

 A vida e o amor como uma experiência estética, a superficialidade emocional tornada linguagem cinemática. Este tipo de olhar com ênfase numa estetização superficial do mundo envolve e consome todo o segundo filme de Dolan. A imaturidade febril e violenta do seu primeiro filme é aqui substituída por outro tipo de imaturidade que também se manifesta com uma exuberante intensidade sobre o filme final. Aqui a imaturidade emocional dos dois protagonistas, parece espelhar a sua superficialidade, tanto para consigo mesmos como para o mundo em redor. Os dois amigos passam o filme a tentar captar a atenção do seu desejado, mantendo-se num limbo constante em que vão imaginando e dando significados pesados a momentos que nenhum significado parecem ter. No final nenhum dos dois conseguiu o que desejava, mantendo-se Nicolas uma visão distante, agora deliberadamente afastada e recusada pelos dois protagonistas, depois das suas rejeições.

 Isolados nas suas próprias imagens, durante todo o filme a visão de Marie e Francis impregna cada segundo, cada imagem e cada som do filme, explodindo da tela como uma avalanche de escolhas estilísticas e referências a outros cineastas. A exuberância de Dolan ganha aqui uma robustez polida que o seu primeiro filme não tinha, sendo, talvez, a sua mais complicada obra assim como a mais difícil de apreciar.

  A maturação de Dolan e do seu estilo ao longo dos seus filmes é algo fascinante de se observar, e se o seu terceiro trabalho exemplifica o máximo da sua hubris estilística, neste filme vemos o máximo das suas influências, nunca mais descaradamente expostas que neste filme. O enredo de Truffaut, as sequências ao som de Bang Bang inspiradas em Wong Kar Wai, as cenas de sexo sob luz e filtros coloridos assim como as entrevistas sobre o amor, que vão interrompendo a narrativa, vêm diretamente de Godard; uma cena sob a luz de uma fogueira não consegue evitar comparações com Van Sant. Tal como, ou mais ainda que as suas personagens, Dolan é uma criatura das suas influências e inspirações estéticas e formais.

 Aqui, paradoxalmente ao que se vê no resto da sua obra com a exceção de Tom à la farme, parece existir uma certa frieza e distanciamento calculista das suas personagens, apesar da extravagância estilística. O olhar com que observamos os dois amigos em conflito pelas atenções do mesmo homem, é claramente o olhar de Dolan, sendo ao mesmo tempo o olhar das personagens em si, a sua visão performativa sobre si mesmos, criando uma espécie de jogo formalístico entre distanciamento e intimidade estrutural. Nas cenas em que se preparam para uma saída com Nicolas, a câmara lenta e a escolha musical vai salientando a sua superficialidade, quase que os julgando ao mesmo tempo que os glorifica. O modo como os dois se criam a si mesmos como que os reduz pela sua própria mão a imagens vazias que andam pelo filme em busca de um toque ou de um olhar de uma figura que não podia ser mais distante na sua representação dentro do filme. Nicolas é uma constante imagem, algo bem distante da realidade tátil, as suas atitudes e o seu próprio visual uma exteriorização da sua inalcançabilidade.

 Em Les amours Imaginaires, vamos observando figuras presas em cápsulas da sua própria criação, humanos reduzidos a estilos e superfícies, entre as quais o toque e a ligação é uma impossibilidade. Na sua busca obsessiva por Nicolas, a única relação interpessoal que os dois parecem conseguir estabelecer é rompida, e o seu isolamento tanto existencial como estilístico apenas se intensifica. Olhemos a maneira como Dolan filma cenas em que o toque entre pessoas é algo central à cena. Beijos na face são mostrados em câmara lenta; lutas e brigas são expostos em planos impressionistas no seu uso de cor, luz e mínimas distâncias focais; momentos de toques prolongados como um braço por cima dos ombros são filmados em planos prolongados na sua falta de corte ou movimento, como que enfatizando a linguagem corporal e desconforto das suas personagens. Até as cenas de sexo seguem esta lógica, sendo filmadas em cores fortes e em close-ups constantes, abstratizando os corpos em questão e tornando a experiência mais friamente estética que humana e tátil. 

 Talvez o mais superficial filme da obra do realizador canadiano, este filme é ao mesmo tempo, a sua obra que o jovem autor mais parece refletir sobre o seu próprio estilo, levando as suas escolhas muitas vezes acusadas de vazias e superficiais, a extremos quase experimentais na sua violência e combinação. Quase todos os recursos estilísticos de Dolan estão aqui exemplificados de uma maneira ou outra, assim como muitas das suas preocupações temáticas, sendo que a figura maternal aparece na forma na mãe de Nicolas, interpretada por Anne Dorval noutra colaboração com o realizador.

 Nos seus filmes, o estilo formal é, como já disse, uma extensão das personagens, incorporando o seu olhar na forma do filme, criando uma aproximação das personagens em si, criando uma intimidade emocional e exuberante. Aqui, paradoxalmente, essa aproximação também ocorre, mas ao invés de criar intimidade ou desenvolver a sua complexidade emocional, esta aproximação parece revelar o vazio e a imaturidade das personagens. Cria-se um distanciamento a partir da aproximação. No seu filme anterior, as suas personagens também apresentavam a imaturidade e mesquinhez quase insuportável dos protagonistas deste filme, mas o filme nunca os expunha como imagens vazias, criando intimidade quase que forçosamente e forçando a audiência a olhar as personagens na sua irritante humanidade. Aqui tal humanidade é coberta pelo olhar estético tanto de Marie e Francis como de Dolan, criando um balanço precário entre exploração do desejo superficial, incisivo e fascinante, e entre um filme simplesmente alienante e impossível de apreciar.

 Ao contrário do resto do seu trabalho, aqui muitas das escolhas estilísticas parecem por vezes cair na simples ineficácia cinemática, especialmente o uso de supostas entrevistas que vão aparecendo ao longo do filme. Dolan parece aqui tentar criar uma intimidade e honestidade emocional que apenas parece artificial e estudada, especialmente em comparação e conjunção com o resto do filme. Mais do que elementos formalmente funcionais, estas experiências parecem mais fracassos estilísticos num filme de estudantes imaturos.

 Mas mesmo com tais fracassos a alternarem o génio de outros momentos, o filme de Dolan consegue elevar-se acima da sua inconsistência, mostrando a crescente ambição do seu autor. O turbilhão estilístico de Dolan nunca é tão frio como neste filme, nem as suas figuras mais distantes. Ao longo do filme Dolan observa as suas figuras em grande plano, com estas a desviarem o olhar, muitas vezes virando os olhos para baixo. Quase que parecem cientes da câmara que os observa, querendo escapar por momentos da sua confrontação como se, por momentos, quisessem escapar ao artifício que forçam à sua própria apresentação ao mundo. Estes são momentos breves e passageiros, nunca interrompendo por completo as superfícies exuberantes do filme, mas há algo de estranhamente melancólico que é aqui encontrado no vazio do seu olhar.

Dolan pode ser superficial e imaturo no seu cinema, mas também existe uma corrente de maturidade e experimentalismo que conferem uma intimidade estranha à sua obra, e por muito estranho que pareça, Les Amours Imaginaires talvez seja o melhor caso de estudo para tais facetas do estilo de Xavier Dolan.


Sem comentários:

Enviar um comentário